Capas para sofá - Dicas de como fazer

Hoje vou postar algumas dicas de como confeccionar capa para sofá e/ou poltrona. É uma postagem que estou devendo a alguns leitores.
As capas são sempre bem vindas quando queremos renovar os estofados.Observe se a estrutura do estofado (sofá ou poltrona) está em boas condições, senão é melhor levar a um estofador profissional que fará o restauro necessário. Quando bem confeccionadas, as capas resolvem super bem o problema de revestimentos gastos, manchados ou queimados pelo sol. Ou mesmo quando só queremos mudar a cor do revestimento. Podem ser retiradas para lavar, é esse , ao meu ver, seu maior benefício, especialmente em casas com crianças e/ou animais de estimação.



Como escolher o Tecido Ideal?

Os melhores tecidos para capas são os que tem resistência,  bom caimento, e não encolhem. As sarjas peletizadas e brim (não jeans, se bem que podemos fazer lindas capas desse tecido, desde que combine com a decoração do espaço). Os tecidos usados para forração de estofados, encontrados em lojas especializadas, também são bons para fazer a capa. Deve-se apenas certificar-se de que não encolhem ou comprar uma quantidade maior de tecido e lavá-lo antes de confeccionar a capa. Outro tecido que gosto de empregar em capas é o gorgurão verona ou semelhante. Ele é resistente e se  parece com a sarja, só que amarrota bem menos, outro item muito importante. Veja eu disse: gorgurão não gorgurinho pois esse é menos resistente, muito fraquinho. Os tecidos para decoração da Karsten ou da Dohler também servem super bem para confeccionar capas e possuem estampas lindas.

Como começar:

A primeira  etapa é tirar o molde em TNT ou mesmo em papel. O mais completo possível. Respeitando os contornos,  as almofadas dos assentos e encosto (especialmente se forem soltas), o acabamento da barra - parte que cobre os pés do sofá ou poltrona, enfim todos os detalhes. É como fazer o molde de uma roupa. Existem outros tiposde capas, mais simples, que no comércio  encontramos facilmente mas não são eficazes.


Alguns modelos de sofás ou poltronas não são adequados para receberem uma capa, por causa do seu  formato. Neste caso é recomendável mandar refazer o estofamento com um profissional..Atualmente os sofás possuem um  desenho bem mais limpo, simples, então fica mais fácil fazer uma capa.
 Eu prefiro fazer o molde e depois calcular quanto de tecido vou precisar pois dependerá também se é liso, estampado, listrado.... 
Fazer uma capa lisa, é mais fácil e economizamos no tecido pois não será necessário casar as estampas. Respeite sempre a direção do fio do tecido.
Com o molde pronto fica mais fácil calcular as sobras de costura (costumo deixar 3cm, parece muito mas é uma margem boa) e a metragem de forma mais precisa pois cada estofado tem um modelo diferente e podemos acrescentar alguns detalhes para enfeitar: frisos nas costuras, abas com botões, trespasses nas costas, laços, pregas, etc...


Esquema em cores das partes de um sofá . Ajuda a conferir  se todos os moldes foram tirados corretamente



Um detalhe importante: para facilitar o encaixe da capa (vestí-la no sofá ou poltrona) a parte das costas deverá ter uma abertura no centro, fechada com velcro, ziper ou fitas - veja o esquema de cores no desenho acima)
Depois do molde pronto e o tecido comprado é so cortar com cuidado, deixando em média 3 cm de sobra para as costuras. As partes devem ser colocadas sobre o sofá  com o tecido com o lado do avesso para cima e unidas com alfinetes. É a moldagem. Certificando-se que que estão corretas. Depois é só ir costurando e unindo as partes conforme o modelo do seu estofado.
Lembre-se que uma capa para funcionar bem não pode ficar saindo ao sentarmos no sofá. Assim ela deve ser bem ajustada, o que vc consegue durante a moldagem. Por isso alfinetar as partes antes de costurar ajuda muito no processo. Depois de montada a capa, as costuras devem ser chuleadas com overloque ou pontos em  zigue-zague.


Quando o modelo possuir almofadas soltas no assento ou encosto, elas devem ser feitas separadamente, respeitando-se o modelo e o fechamento com zíper. Lembre-se disso na hora de calcular o tecido.


Em resumo, se vc copiar as partes do seu sofá vai conseguir fazer uma nova capa. Faça sempre o molde primeiro.
Sei que não é um trabalho tão simples, mas também não é um "bicho papaão".Eu mesma já fiz capas para poltronas e sofás aqui em casa. Com paciencia e um pouco de treino em costura vc poderá fazer uma capa mais simples e depois ir aperfeiçoando.
A escolha do tecido é muito importante para o bom caimento e também para a beleza da capa. Se ficar em dúvida opte por um tecido liso que combine com as cores de sua sala. Ai vale o seu bom gosto. Na dúvida peça na loja ou compre um pedaço do tecido e compare com as cores que tem na sua sala para ver se ficará bacana. Então, mãos a obra. Bjs.

Comentários

  1. muito bom ,dicas maravilhosasa

    ResponderExcluir
  2. Adorei!! Uma dúvida.. Esses tecidos mais encorpados requerem uma agulha especial pra máquina de costura? Qual seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!agulha número 16 ou 18 pega bem para tecidos mais encorpados.

      Excluir
    2. Em tecidos com espessura tipo jeans, por exemplo, á partir da 16. No geral quanto mais grosso o tecido maior a numeração da agulha. Obrigada por visitar o blog. Um abraço.

      Excluir
  3. Adorei! Só uma coisa... Esses tecidos mais encorpados requerem uma agulha especial pra máquina de costura? Qual seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais encorpado o tecido maior é a numeração da agulha. No caso numero 16 em diante.

      Excluir
  4. Olá , muito bom este post, gostaria de saber se você sabe em média o preço da sarja peletizada, e se esse gorgorão Verona é pre encolhido . Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ciça. Tdo bom? Olha a sarja peletizada deve estar em torno de R$20,00 no RJ mas é melhor vc fazer uma pesquisa na internet ou nas lojas de sua cidade prá confirmar. O verona é composto de 60% algodão e 40% poliester, assim ele não amarrota muito e a encolha é mínima.Abraço pra vc.

      Excluir
  5. Parabéns pelo post amei! Gostaria de saber se o tecido sued é bom para fazer capa para sofá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá, boa noite! Sued não tem boa maleabilidade para fazer capas, além de encolher. Uma opção para capa em tecido mais encorpado seria jacquard ou gobelin mas teria que lavar o tecido antes de fazer pois encolhem bem , fazer um acabamento das costuras com overloque por que desfiam tbm e as bainhas mais largas para dar estabilidade as barras da capa. O melhor mesmo são os tecidos de algodão e alguns mistos como gorgorão verona pois não encolhem tem caimento bacana. Abraço.

      Excluir
  6. Estive pesquisando sobre o gorgurao waterblock, vi que é impermeável. Já trabalhou com ele? O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Gislaine. Sim já usei mas para revestir estofados em área de piscina e poltronas que ficam ao ar livre. Para áreas internas não indico. O tecido tem aspecto pouco macio. O gorgurão comum, sem waterblock, é mais indicado. Existem no mercado produtos que fazem uma proteção bem legal dos estofados aplicados diretamente em qualquer tipo de tecido. Como o bom das capas é poder retirar para lavar, acho que só encareceria o produto. Abraços.

      Excluir
  7. Oi Edna! Me tire uma dúvida. Eu fiz o molde em TNT,alinhavei no sofá e ao virar o molde do avesso o molde não vestiu com perfeição,pois os lados nunca são iguais. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  8. Oi Edna! Me tire uma dúvida. Eu fiz o molde em TNT,alinhavei no sofá e ao virar o molde do avesso o molde não vestiu com perfeição,pois os lados nunca são iguais. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  9. Oi Edna! Tenho uma dúvida, ao marcar a capa às avessas quando virarmos ela vai vestir bem no sofá?Já que sempre há diferenças nos lados do sofá.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia minha amiga!! Estou esperando sua resposta desde 26 de Março. Por favor me esclareça sobre minha dúvida.

    ResponderExcluir
  11. OI Geraldo, conseguiu acessar a resposta ? Coloquei um passo a passo bem explicado do página do blog no Facebook.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!
    Pode indicar onde comprar o gorgurão verona liso?
    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Liz. Sempre encontro em casas de tecidos ou grandes armarinhos. Alguns vendem tbm online. Não sei sua cidade, mas deve ter lojas especializadas como a www.casapinto.com.br ou mesmo nos sites dos fabricantes como a Dohler ou a Karsten. Um abraço.

      Excluir
  13. Obrigada, são as informações que eu procurava sobre lavagem de sofa!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito, você explicou de forma fácil e inteligente, obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira