Como escolher um bom sofá para sua casa

Estrutura do sofá
A densidade da espuma do sofá é muito importante. Um sofá firme é mais resistente e confortável. Assim, a densidade ideal da espuma deve ser de 26 a 28 g/cm³pelo menos. Para as casas em que residem pessoas idosas ou com peso maior, é melhor que seja em torno de 33 g/cm³.
A estrutura do sofá deve ser bem firme e resistente. O ideal é que molas de aço ou percintas façam parte da composição. As percintas são tiras largas e elásticas fixadas com presilhas de aço para sustentar a espuma, conferindo maior maleabilidade.



A altura que traz maior conforto é aquela que permite que seus pés encostem ao chão.
Se o objetivo é passar muito tempo no sofá, o ideal é optar por um sofá que tenha encosto mais alto, para que se possa apoiar e descansar o pescoço.
A decisão pela escolha do revestimento de um sofá é muito importante, mas dependerá do estilo e gosto de cada um. Há muita variedade: tecido (linho e algodão), sintéticos, microfibras, fibras naturais e fibras sintéticas, lã e pele genuína. Enfim, todos os tipos de revestimento possuem vantagens e desvantagens, ficando a critério de cada um a escolha. O cuidado maior é se na casa tiver animal de estimação (cachorro, gato) e crianças.
Os tons neutros são mais práticos e fáceis de combinar, permitindo uma conjugação com o restante do ambiente, podendo acrescentar cores através de almofadas e mantas, por exemplo. Já os tons mais fortes trazem modernidade e deixam o ambiente mais vivo. Assim, dependerá de toda a decoração restante, das cortinas, do tapete, dos móveis. O importante é deixar o ambiente harmônico e aconchegante.

Almofadas
As almofadas fazem parte do sofá, e podem ser soltas ou fixas. Existem sofás com encosto fixo ou removível, bem como o assento com almofadas fixas ou soltas. Dependerá do modelo e da preferência de quem adquire.
Os sofás com almofadas soltas possuem a vantagem de serem mais fáceis de limpar. Há a possibilidade, ainda, de poder variar as cores, pois é possível revesti-las com capas, por exemplo. Ideal para casa com crianças, pois as capas podem ser colocadas e retiradas para lavar. As almofadas fixas trazem como vantagem o fato de não acumularem sujeira entre uma e outra, como a poeira e restos de comida, além de objetos.
Alguns modelos de sofás vêm com almofadas extras que compõem o conjunto. Elas são muito práticas para serem usadas como encosto ou apoio para a cabeça.
Adquirir um sofá ideal é uma tarefa que exige cuidados na hora da escolha, pois você deve ficar atento a todos esses detalhes. A beleza é importante, mas o fundamental é o conforto que ele proporcionará, a praticidade e a utilidade, pois comprar um sofá inadequado para o espaço, para o ambiente e para os seus objetivos só trará dor de cabeça.
Assim, fique atento a todas essas dicas e escolha um sofá que combine com o seu estilo e da sua família, que tenha em primeiro lugar qualidade e comodidade! Pois o importante é você estar em casa e sentir-se bem!

Comentários

  1. Gosto sempre de sofás com tons neutros, em especial, cinza. Tenho um assim, bem confortável.
    Adoro encher o sofá de almofadas bem coloridas, dá sempre um tchan a mais.
    Grande abraço!

    Artista Plástica Izabel Pariz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira