Fondue - uma maneira gostosa de reunir os amigos

Apesar do nome pomposo a Fondue - sim , é uma palavra  feminina- é um jeito muito simples, informal  e prazeroso de reunir amigos ao redor da mesa especialmente nos dias mais frios. De carne, de queijo (os mais tradicionais, embora haja Fondue de peixe - uma delícia, de cogumelo, de frango   e  até de abóbora com camarões) ou de chocolate - muito utilizado como sobremesa, para serví-lo, voce vai precisar de um Conjunto para Fondue que é composto por uma espiriteira a álcool, uma panelinha que fica sobre uma armação , um tipo de rechaud e garfos com hastes longas. Cada garfinho geralmente, é marcado de cores diferentes no topo do cabo para que cada convidado saiba qual é o seu. O aparelho de fondue de chocolate é um pouco diferente pois a chama geralmente é mais fraca já que deverá apenas manter o fondue aquecido, sem ferver. Esse calor é produzido por uma vela, e não por álcool como no caso dos demais.
Aparelho para Fondue salgado

Aparelho para Fondue de Chocolate

Os acompanhamentos e molhos devem ser dispostos em pequenas tigelas (bowls) ou travessinhas. Um pratinho e um garfo comum para cada convidado também é importante.



Dicas Importantes:

1. o pão que será  mergulhado na Fondue de queijo deve estar ligeiramente torrado para não se desfazer com facilidade.
2. para uma Fondue de chocolate mais cremoso utilize o creme de leite com o soro.
3. para engrossar uma Fondue de queijo, adicione durante o preparo uma colher de sobremesa de fécula de batata em pó, dissolvida em meio cálice de vinho branco.
4. a carne da Fondue não deve ser temperada para que cada convidado dê seu toque pessoal.
5. é uma refeição para grupos pequenos, pois vc irá precisar de uma aparelho de fondue para cada  grupo de 2 a  6 pessoas. Assim, se  for reunir até 12 amigos usará 2 aparelhos.
6. uma brincadeira que se faz comumente é quem deixar cair de volta na panela sua carne ou pão, deverá pagar uma "prenda".
7. a bebida ideal para a ocasião é o vinho tinto ou branco, de acordo com o prato, água (mineral de preferência) e champanhe ou espumante que serve para todos.
8. a Fondue de queijo não necessita de acompanhamentos. Com a de carne, além dos molhos pode-se servir picles, azeitonas, batatinhas. 
9. Se não quiser servir fondue de chocolate como sobremesa,  opte por sorvete, mousses ou salada de frutas.
10.Se voce não tem muita prática na arte de fazer Fondue, faça testes antes de se aventurar com os amigos.

Como se Servir da Fondue:
Na fondue de queijo, os convidados devem espetar um pedaço de pão ou legume no garfinho e mergulhar no queijo, esperar escorrer e comer.
Na Fondue de carne deve-se espetar um pedaço de carne, colocar na panela com o óleo já aquecido e deixar fritar até o ponto desejado. Depois retira-se a carne do garfinho, coloca-se no pratinho e, com um garfo comum cada um passa sua carne no molho de sua preferencia e come. Na de chocolate o processo é o mesmo da fondue de queijo sendo que mergulha-se na panela um pedaço de fruta, bolo ou biscoito.



Ideias para arrumar a mesa






A decoração deve ser rústica e aconchegante. Velas são bem vindas assim como arranjos florais ou só com folhagens, peças de cerâmica, cobre, ferro , cestos ou madeira. Toalhas ou jogos americanos de materiais rústicos como palhinha, juta, tecidos floridos. Diminua as luzes do ambiente ou utilize luzes de abajur para dar um ar mais romântico.

Aqui voce vai encontrar variadas receitas de Fondue. http://cybercook.terra.com.br/receitas-de-fondue-m-206-1237.html

 Divirta-se.

Comentários

  1. Olá, gostaria de saber onde compro o Aparelho para Fondue de Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Delma, prazer em tê-la visitando o blog. Gostaria de vê-la como nossa seguidora. Seria muito bom. Olha, aparelhos para fondue de chocolate em cerâmica vc encontra facilmente nos grandes magazines, nas boas lojas ou sites de presentes e artigos para a casa. As imagens foram usadas apenas para ilustrar a postagem. Tenho certeza que com uma boa busca vc encontrará o aparelho ideal para a sua necessidade. Bjs e até breve.

      Excluir

Postar um comentário

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira