Casamento

Maio mês de muitos casamentos então aqui vai uma postagem sobre o posicionamento do cortejo nupcial no altar. Ou melhor... como posicionar de forma adequada os pais, padrinhos, enfim todo o cortejo e outras dicas mais...
Vejamos:
A entrada
O noivo entra com a mãe (ou alguém que a represente, na falta desta) uns 15 minutos antes da noiva. Atrás vem seus padrinhos, seu pai com a mãe da noiva e os padrinhos dela. Observe a ilustração e perceba qual a posição que cada um deve ocupar no altar. O pai do noivo ao chegar, deve ficar junto com a mãe da noiva. Quando o noivo for receber a noiva, o pai dele cruza o altar e fica ao lado da esposa. Essa troca inicial dos pais tem o simbolismo do entrelaçamento das famílias. Esse é o arranjo mais tradicional no altar, mas nada impede outras formações mais adequadas ao formato da cerimônia sempre mantendo-se o bom senso.


É importante levar em conta o espaço disponível no altar ao decidir o número de padrinhos, evitando assim que as pessoas fiquem amontoadas. O mais usado são dois casais para cada um dos noivos.
A noiva entra pelo braço de seu pai (ou, na falta deste, um irmão, tio ou padrinho, podendo inclusive optar por entrar sozinha, neste caso, a mãe da noiva entra com seu acompanhante e atrás o pai do noivo que se coloca ao lado da mãe do noivo no altar).
Os atrasos devem ser evitados ao máximo. Atrasos exagerados são um desrespeito aos convidados.
A saída
Após a cerimônia, cada noivo cumprimenta seus pais e padrinhos, cruza o altar e cumprimenta os pais e padrinhos do cônjuge. Voltam para seus lugares e ficam de frente para os convidados. Ele dá o braço direito a ela e o casal inicia a saida, seguido das damas e pajem, pais da noiva, pais do noivo, padrinhos da noiva e do noivo.
O trabalho dos fotógrafos e cinegrafistas deve ser feito com discrição sem atrapalhar o bom fluxo da cerimônia.
Caso não haja recepção ou nem todos foram convidados, os noivos devem ficar na área reservada aos cumprimentos no local da cerimônia na seguinte posição: mãe e pai da noiva, noiva, noivo, mãe e pai do noivo. Se todos vão a recepção, os noivos recebem os cumprimentos na entrada do salão de festas ou visitam as mesas durante a festa.
É bem vinda a distribuição de lembrancinhas (e/ou bem casados) no final da festa com cartõezinhos de agradecimento peça presença.
Uma lembrança especial pode ser entregue aos padrinhos e pais dos noivos também.
Iniciando a vida social casados
Após a lua de mel os noivos devem enviar cartões agradecendo a presença e oferecendo a residencia (seu novo endereço) aos que compareceram ao casamento.
Devem também receber os pais, padrinhos e amigos mais íntimos para um almoço ou uma reunião informal, assim que possível, dando inicio assim a sua nova vida social.
Quando a cerimônia for íntima ou as famílias optarem por não convidar todos os amigos e parentes, os pais dos noivos devem enviar participações do casamento.

Comentários

  1. Catarina, que ótimas dicas, muita coisa aprendi agora, vou até ver no meu vídeo de casamento de 20 anos atrás prá ver se num dei bobeira...rsrs...
    Besitos e linda semana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira