Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?


                                                                                                                                                                      Para fazer uma cortina com pregas ou franzida com bom volume, em tecidos com 1,20 a 1,50 m de largura, siga os seguintes passos :
  1. Meça a largura da janela e acrescente de 15 a 20 cm para cada lado.
  2. Tecido encorpados tipo linho, jacquard, algodão, xantung, tafetá, multiplique o resultado obtido por 2. Ex: janela com 1.60 cm de largura = 1.60+20+20= 2.00 x 2 = 4.00 m. (serão 2 m de largura para cada folha de cortina) Para cálculo em tecidos finos tipo voal, organza, etc. multipilique por 3, para obter mais volume (1.60+20+20=2,00 x3=6,00m). (serão 3 metros de largura para cada folha de cortina).
  3. Defina  o comprimento da cortina e acrescente entre 10 a 15 cm para a barra e mais 15 a 20 cm para a parte superior (a parte onde será inserida a entretela ou franzidor ou somente a barra para franzir direto no varão). Essa medida vai depender do modelo de acabamento da cortina: alças presas no varão, franzida com pregas, franzida com franzidor, entretela para ilhoses, etc...por isso defina o modelo que irá fazer antes de comprar o tecido. Lembre-se que a cortina deve ser instalada pelo menos  de 25 a 30 cm acima da janela, seja o modelo comprido ou curto. Ex: altura da cortina longa = 2.20m+10cm+15cm=2.45m (para janela com 1,20m de altura+30cm acima da janela+comprimento junto ao rodapé)
  4. Para obter o total de tecido que será necessário comprar  multiplique a altura  pela largura total. Ex: 2,45m de altura x 6,00m de largura =14,70m (sugiro sempre arredondar a metragem, no exemplo dado para 15 m ou até mesmo 16 m, pois geralmente o tecido é cortado torto na loja e, quando vamos acertar em casa, pode dar diferença. Assim uma margem de segurança é sempre necessária).
  5. Em tecidos com 2,80 a 3m de largura, reduza a metragem pela metade. Ex: 16m de tecido com 1,40m de largura reduzo para 8m em tecidos com 3m de largura.
  6. Para forros costurados junto à cortina a metragem é a mesma. Se o forro for separado, preso em outro trilho ou varão, multiplique a largura da cortina por 2 mantendo as medidas da altura, para tecidos mais encorpados ou multiplique por 3 quando usar tecidos mais finos.
  7. A medida para o blackout (forro corta luz) pode ser um pouco menos volumosa, então vc pode  multiplicar por 1,5 .
  8. Ex: (largura da cortina) 160+20+20= 2,00 m x 1,5  = 3,00 m . Agora multiplico a altura da cortina pela largura encontrada Ex: (altura)  2,45 m x (largura)3,00 = 7,35 m  e   arredondo para 8,00 m ( a medida de segurança para ajustar o corte do tecido)

Para confeccionar uma cortina longa para uma janela com 1,60m de largura x 1,20m de altura você precisará comprar 16,00m de tecido principal e forro e 8,00m de tecido blackout. O tecido exemplificado é com 1,40 m de largura). Esse cálculo serve para a maioria dos modelos básicos de cortinas.                                                                                                                                    


Esquema de medidas

Comentários

  1. Sou homem e to tentando comprar tecidos pra confeccionar as cortinas do meu apartamento e esse post me ajudou muito.
    Parabéns belo blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Jackson. Um dos objetivos do blog é justamente ajudar os leitores a resolver seus problemas na hora de decorar sua casa. Tenho certeza que vc terá sucesso em sua empreitada.
    Abraço Catharina

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Sempre acompanho suas postagens. São ótimas e práticas. Gostaria de uma sugestão moderna para impedir a luminosidade que entra pela janela da luz da rua, `noite.Sucesso! Eliane F.

    ResponderExcluir
  4. Olá Eliane F. legal ter vc aqui no Babuchy Decor. O melhor meio de bloquear excesso de luz num ambiente ainda é o black out ainda mais quando preferimos um ambiente bem escuro. Nas grandes lojas e magazines e tbm lojas de revestimentos há muitas opções modernas de black out - rolô, romana, etc... e até tecidos mais encorpados para cortinas que combinados a outros mais delicados dão resultados excelentes. Faça uma visita a essas lojas ou mesmo sites e vc encontrará o modelo ideal para seu ambiente. Até porque seria necessário saber detalhes mais específicos para uma indicação mais personalizada. Bjs Catharina

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde!
    Mandei fazer cortinas para meu apartamento, porem o forro esta mais curto que a crotina uns 4 dedos, seria isso mesmo?
    A cortina é em linho e o forro foi feito de tergal

    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia, como vai? Fico feliz pela visita ao blog. Olha Patricia, se o forro não ficar aparente, isto é, ficar totalmente encoberto pelo tecido da cortina, não há problema em ser mais curto pois não compromete o visual da cortina em si, principalmente se ficar abaixo da marca da bainha da cortina(que dever ter pelo menos uns 10 cm). O tecido tergal é realmente muito utilizado para forrar cortinas. Esses itens deveriam ter sido discutidos previamente com apresentação de amostras dos tecidos envolvidos na confecção das cortinas. Bj Catharina

      Excluir
  6. Olá, estou tendo problemas em calcular a cortina para a minha porta de vidro, pode me ajudar?????
    as medidas são: 2,80 altura x 3,00 de largura. E quantos ilhos vou precisar?
    Agradeço sua ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo.... As medidas 2,80 H x 3,00 L são da porta ou da parede? E o modelo de cortina é só p´ra porta? Pergunto pois estou achando uma medida muito grande para porta... Se for a medida da parede, preciso saber a medida da porta para fazer o cálculo. Aguardo seu retorno.

      Excluir
  7. Ola Edna!

    Quero comprar uma cortina para minha sala que a porta é de vidro e é enormee e outra para o meu quarto, só que quero que as cortinas tampe toda a parede tanto do quarto quanto da sala ,tirei as medidas das paredes e ambas tem 4,16 de largura e 2,75 de altura ( arrendondei para 2,80 de Altura),Devo comprar um cortina de 5,00 metros de largura e 2,80 de altura ?
    Se eu comprar o pano fica mais baratos mandar fazer ? pq as paredes da casa que eu aluguel são enormes mesmo.

    Aguardo sua ajuda.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna. É isso mesmo. Voce precisa de uma cortina entre 4,50m / 5,00m de largura por 2,80 m de altura para cada cômodo.(Ela vem em duas partes de 2,50m x 2,80m cada, como vc deve saber). Caso prefira comprar o tecido a metragem é 26,00m para tecidos com 1,40m de largura (pois vc precisará de 8 alturas x 3,10 cm (a altura da cortina mais o tecido necessário para as bainhas e costuras = 3,10 x 8 = 24,80 arredondando para 26,00m) OU 14,00m de tecido com 2,80 a 3,00m de largura (geralmente a melhor opção para cortinas grandes como a sua) pois serão necessárias 4 alturas de tecido com 3,10m (3,10 x 4 = 12,40, arredondando para os ajustes = 14,00m). Não tenho como dizer se ficará mais em conta comprar pronta ou mandar fazer pois não sei os custos da confecção em sua cidade. Com certeza se vc própria confeccioná-las sairá mais em conta. Espero ter ajudado. Bjks

      Excluir
  8. amei as suas dicas gosto muito de fazer cortina e trabalhar com decorações

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, mas estou com dúvidas quantos metros comprar para fazer uma cortina de voil, a janela mede 1.80 m de largura por 1.50 de altura. Obrigada;
    Lucianne

    ResponderExcluir
  10. Edna achei mto bacana suas dicas. Mas eu já tinha comprado o tecido quando as vi e pelo que entendi das suas informações pode ser que não dê certo... Minha janela mede 1,20 lar x 1,00 alt, eu comprei 2m de tecido, sendo que ele tem 3m largura. Acha que dá pra fazer???? Obrigada!!! Michelle Duarte

    ResponderExcluir
  11. Oi, Michele Duarte. Obrigada por visitar o blog. Quanto a sua pergunta você poderá fazer sua cortina com esse tecido se ela for curta, isto é, entre 1,70/1,80 m de altura e vc poderá deixar 15 cm nas laterais ao invès de 20cm. Se for tecido mais leve (voil) o franzido não ficará tão farto, mas acho que não irá comprometer o resultado final.

    ResponderExcluir
  12. Luciana, vc deseja fazer a cortina curta ou até o piso? Bjk e obrigada por visitar o blog. Faça contato sempre que precisar.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!

    Minha janela tem 1,20 x 1,20, quero fazer uma cortina com aquele black out importado, e colocar voil por cima, com ilhós. A medida da cortina será 1,80 de altura por 1,60 de largura, correto?

    Então, como este black out tem 2,80 de largura, comprei 2 metros para fazer a altura, e a largura será 2,80, Isso para cada banda da cortina... assim, comprei 4 metros de altura (que será dividido em 2).

    Você acha que 2,80 para cada banda não ficará muito franzido não? Em um bastão de 1,60..... Serão 5,60 de tecido em um bastão de 1,60, será que 4 metros para franzimento fica legal?

    Pois estou pensando em dividir esta largura do tecido de 2,80 por duas, 1,40 cada banda da cortina, e assim fazer 2 cortinas, ao invés de 2 partes.

    O que você acha?? Não quero nada esticado, mas também não quero uma cortina super apertada no bastão....

    Agradeço sua atenção! Abraços, Fernanda.

    ResponderExcluir
  14. Olá Fernanda. Veja que eu destaquei na postagem que a quantidade de tecido cai pela metade, na maioria dos casos, quando o tecido escolhido tem 2,80m de largura.
    Assim 2 bandas (alturas) de tecido com 1,40 cm de largura dá bem para uma cortina no tamanho que vc mencionou. 1,60 m de largura X 1,80 m de altura.
    Geralmente só usamos 3 ou 4 alturas qdo o modelo pede ou o tecido é muito delicado e não cria volume. No modelo com ilhós vai ficar bacana.Abraço prá ti.
    Catharina

    ResponderExcluir
  15. Olá, quero fechar minha cortina mas estou com dúvidas qto a metragem exata dos tecidos. Quero no oxford e voal, tenho altura 4m por 4, 60 de largura. Qto devo ter de tecido??? Dos 2 por favor! !!que cor está usando,,,, pensei no bco, será q suja muito???? Aguardo retorno, grata, Thaysa

    ResponderExcluir
  16. Olá quero fazer uma cortina para a porta da minha sacada que fica na sala...a porta ocupa grande parte da parede, juntando porta+sacada da 2,30 de altura por 3,00 de largura nesse caso eu faço a cortina na extensão de toda a parede? e qual o melhor modelo e tecido para este caso? muito obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tenho duvidas quanto ao tecido que devo comprar para fazer o forro blackaute da minha porta e janela e a metragem também, a porta toda mede 300x280 e a janela 200x160 ambas no mesmo ambiente, é nesseraio que a cortina da janela tenha o mesmo cumprimeto do da porta?

    ResponderExcluir
  18. Ola, estou fazendo uma cortina para o quarto da minha filha e surgiu uma duvida, posso colocar ilhós no forro e no tecido da frente?
    Desde ja agadeço
    Ivonete

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ivonete, td bom? Vc pode sim. Inclusive a cortina verde que ilustra a postagem tem ilhoes no forro e no tecido principal. Observe apenas a distancia entre os varões para não fica espremido na hora de movimentar a cortina. Bjs Catharina

    ResponderExcluir
  20. Olá Rhaissa, Maria de Fátima, Karoline e outros leitores anônimos para responder suas dúvidas teria que ter outros detalhes de seu espaço e já implicaria numa consultoria. Repasse a postagem e veja que dá prá calcular o tecido seguindo as instruções. Uma dica: cortinas não seguem moda. Tudo depende do estilo da decoração e função do ambiente e gosto do cliente. Os tecidos é que seguem certa tendência mas tbm não é regra.

    ResponderExcluir
  21. Edna, boa tarde!!
    Temos uma porta balcão na entrada da sala de 2m de comprimento por 2,20 de altura. Quero comprar uma cortina pronta, e gostaria que a mesma ficasse bem franzida. qual o tamanho de cortina que devo comprar? Também quero saber se cortina em malha é boa, visto que a maioria das cortinas que vejo na internet trata-se de malhas. O preço é bom, mas compensa comprar?
    Não vai formar bolinhas na hora de lavar?
    Um forte abraço;
    Luzia Lucia - Jundiaí/SP

    ResponderExcluir
  22. Olá Luzia Lucia tudo bem? Temos opções de cortinas com variados tecidos: linho, xantungue, algodão, voil, seda, até mesmo o oxford é usado quando a opção principal é um produto com preço bem acessível, mas malha não é uma das melhores opções de tecido para cortina, por vários motivos entre eles oq vc citou. Conheço forro para cortina em malha mais encorpada que é muito bom, especialmente por não amarrotar, mas é forro, não tecido principal. Qto a medida, deve ter pelo menos 2,40 m de largura por 2,40 m de largura mas acho que é um tamanho difiícl de encontrar pronta, pois geralmente as medidas são padrão 2,00 lx2,30 altura/ 250x2,80, etc Mas vc pode adaptar. Vou fazer uma pstagem sobre cortinas para porta balcão que pode te ajudar e a muitos leitores tbm. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde,

    A parede da sala onde fica a janela tem 4 metros. Comprei uma cortina de 4 m e por ser com ilhoses, a cortina não fechou. De acordo com o seu cálculo, devo comprar uma cortina de 8 metros?

    ResponderExcluir
  24. Oi, Karen Livia td bom? Vc vai cobrir toda a parede da janela ou somente a janela? Se for toda a parede basta comprar outra cortina igual e formar uma completa com as duas bandas necessárias.

    ResponderExcluir
  25. boa noite gostei muito deste blog sera q tem algum curso ou vc mesmo da um curso para calcular cortinas eu preciso muito.

    ResponderExcluir
  26. Olá Taiiyuji, td bom?
    Olha, curso em não conheço. Se vc está precisando muito posso preparar uma apostila para vc. Envie e-mail pra mim que te passo os detalhes (cathy.campos@hotmail.com). Bjs

    ResponderExcluir
  27. olá boa tarde, gostaria que me informasse quanto é necessário, pra fazer um cortina Blackout de 1,50 largura por 2,00 de altura
    em um tecido de 1,40 m

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde. Bem, deixe as margens laterais e para a barra (nem sempre é necessário barra em cortinas blackout) e na parte superior da cortina, (para colocar carretilha ou ilhoes ou alças), como explico na postagem. Para o blackout não precisa deixar muito franzido vc vai precisar de duas alturas de tecido com 1,40 de largura. Abraço.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde Edna, Tenho duas duvidas:
    1) MINHA CORTINA SERÁ NA MEDIDA DE 2,60 X 2,30 (JA CONTANDO OS ACRESCIMOS LATERIAS E ETC - COM ILHÓS NA FRENTE E ARGOLA NO FORRO BLACKOUT). mINHA COSTUREIRA PEDIU QUE COMPRASSE 9,8 M DE VOIL (3 M DE LARGURA) E 9,0 M DE BLACKOUT (1,8 M DE LARGURA). gOSTARIA DE SABER SUA OPINIAO SE ESSA QUANTIA SOLICITADA PELA COSTUREIRA ESTÁ ADEQUADA PARA UMA CORTINA BEM FRANZIDA.

    2) COMO SABER QUANTOS ILHOSES TENHO QUE COMPRAR

    GRATA

    ResponderExcluir
  30. Boa noite, anonima... Olha a metragem pedida pela costureira vai dar uma cortina bem franzida mesmo. O blackout estou achando um pouco demais pois como ele faz mais volume do que o voil, a metragem poderia ser um pouco menor para não embolar na hora de recolher a cortina. Mas não tenho detalhes do modelo acredito que ela deve saber o que faz. Quanto aos ilhoses a quantidade deve ser calculada levando-se em conta um espaço de 10 a 15 cm entre um e outro dependendo do tamanho do ilhoes, contando do centro de um ilhoes até o centro do outro (de eixo a eixo). Grande abraço e obrigada pelo contato.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde Edna, obrigada pelas dicas.
    Para um varão de 28 mm, o tamanho ideal do ilhós seria o de 30 mm?
    No caso do forro blackout, usarei varão de 19 mm e optei por argola ao invés de ilhós. Qual tamanho de argola vc sugere para varão de 19 mm?
    Grata
    Helen

    ResponderExcluir
  32. preciso fazer uma cortina para uma parede q mede 2,50 de altura por 3,00 de largura, quantos metros de tecido devo comprar, quero usar o cetim.

    ResponderExcluir
  33. Helen, como vai? As argolas e ilhoses são padronizadas, assim vc pode pedir na loja a argola ou o ilhoes para a espessura do seu varão que ele lhe indicam corretamente. Abraço e continue acompanhando a gente.

    ResponderExcluir
  34. Olá Anônimo. Precisaremos de outras informações para vc fazer o cálculo de sua cortina: Qual será o modelo da cortina? A cortina vai ficar a que altura do teto? O tecido (no caso cetim) q vc vai usar tem qto de largura? Tenho certeza que com essas informações e seguindo esquema da postagem vc vai poder fazer o cálculo direitinho. Se ainda assim tiver dúvida faça novo contato. Bj e obrigada por passa por aqui.

    ResponderExcluir
  35. parabéns pelo blog,
    gostaria da sua ajuda para o calculo do tecido para confeccionar uma cortina com varão as medidas são 2,45 de largura por 2,65 de altura, e quantos ilhoses irei necessitar?
    grata
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  36. OLÁ EDNA! Gostaria de usar varão duplo, qual medida da cortininha que se sobrepõe, a menor? Fiquei em dúvida...

    ResponderExcluir
  37. Oi, Ana Maria, td bem? Quanto aos ilhoses vc deverá deixar um espaço entre 10 e 15 cm entre eles, dependendo do tamanho do ilhoes. A média são 12 cm. Contando do centro de um ilhoes até o centro do outro.(eixo) lembrando sempre que deve ser em quantidade par para dar o acabamento correto. Quanto ao calculo, vc deve revisar a postagem e substituir pelas suas medidas, pois precisaria de mais detalhes para poder calcular, por exemplo> largura do tecido q vc vai usar ou se a medida é da parede ou da janela. Não quero correr o risco de calcular com imprecisão. Bjs

    ResponderExcluir
  38. Olá Patricia, que bom tê-la por aqui. Não entendi a sua pergunta, se puder ser mais especifica terei poderei ajudá-la. Bjs.

    ResponderExcluir
  39. oi, a medida da minha porta com a parede deu 2.60 e comprei uma cortina dividida em duas com 2m para cada lado,foi correto? pois não ficou muito franzida e ela tem lhóis. Agradeço

    ResponderExcluir
  40. Qdo compramos cortina com ilhoes a medida deve ser o dobro da largura da parede ou janela para poder formar as pregas. Assim sua largura deveria ser 5,20 (2,60 x 2) e não 4,00m (2,00x2) de lagura. Vc pode comprar mais uma banda da cortina com 2,00 de largura, dividir ao meio e costurar nas laterais das cortinas (1 metro para cada banda de cortina). Bjs

    ResponderExcluir
  41. Boa noite! Você me falou que eu comprasse mais uma banda da cortina e dividisse 1m para cada lado, mas não fica feio não, como se realmente tivesse faltado tecido? estou muito chateada, pois a vendedora não soube me orientar. Bjs

    ResponderExcluir
  42. Boa noite anômimo. Olha, se for bem feita a emenda ficará na dobra interna e não aparecerá. esse é o recurso utilizado qdo o tecido tem 1,40m ou 1,50 da largura. O que pode ficar um pouco "grosso" é a emenda da entretela dos ilhoses no caso de cortina pronta. Qdo a cortina é sob medida fica mais fácil disfarçar, Outra opção é deixar o novo acréscimo da cortina inteiro (com os 2 m de largura) e fazer uma cortina com 3 partes ao invés de duas, mas não sei se é aplicável ao seu espaço, especialmente se for numa porta. Veja a seguinte postagem no blog, um modelo pra vc ter ideia: Tecidos fazem toda diferença na decoração, de 11 de setembro de 2010.Bj e boa sorte.

    ResponderExcluir
  43. Vc tbm pode utilizar mais 2 bandas de cortina com 2m cada com tecidos diferente, mas que combinem em textura, fundo, cor, etc e fazer uma bela cortina com 4 bandas de cada lado.Veja o link: http://youtu.be/n8NWBL0wd0o e vc verá uma solução viável ao seu caso. Bjs.

    ResponderExcluir
  44. Olá Edna,
    O tecido que quero comprar é uma espécie de voil de algodão com 2,60 de largura, só que o espaço onde quero colocar a cortina tem 3 metros e altura de apenas 2,10. Será que posso inverter o sentido do tecido, ou seja, colocar o comprimento do tecido na largura do espaço ( e a largura do tecido no comprimento do espaço)??? Entendeu a minha pergunta??? Obrigada desde já. Cris

    ResponderExcluir
  45. Oi, Cris. Vc pode sim inverter o sentido do tecido, é só verificar se não irá comprometer o caimento (se não vai ficar mais armado do que o normal) e se o tecido tiver algum desenho ou textura observe com cuidado como ficará no sentido inverso. Já fiz cortinas que ficaram lindas no tecido na trama invertida. Neste caso vc vai precisar multiplicar 2,10 m x 2 para fazer o franzido da cortina (caso o calculo das costuras da barra superior já estejam incluidas nestes 2,10 m se desejar um franzido menos volumoso ou multiplicar por 3 se desejar um franzido mais farto. Bjs.

    ResponderExcluir
  46. Ola Edna adorei sua dicas,gostaria de saber se posso aproveitar uma cortina velha para trilho e reforma-lá para bastão,só que meu marido separou as partes devo custura-lá de novo colocar entretela e aplicar os ilhos

    ResponderExcluir
  47. Oi, Anônima,rsrsrs
    Pode sim. Amo qdo as pessoas reutilizam materiais na decoração da casa. Eu já transformei cortina usada em toalha de mesa, jogo americano, toalha de bandeja, reduzi o tamanho para uma janela menor.... enfim com um criatividade e muito capricho podemos fazer verdadeiros milagres... Se a cortina for para a mesma janela ou de tamanhoo semelhante vc pode emendar de novo as partes e adaptar para ilhoes. Verifique se não irá comprometer a altura da cortina. Mesmo assim vc pode fazer um modelo com alças para o varão ou bastão, pois as alças podem até ser feitas de um tecido diferente mas que tenha um peso parecido com o tecido original. Muita criatividade e capricho e mãos a obra.

    ResponderExcluir
  48. Ola vou fazer uma cortina lnga a medida da janela é 1,50 largura 1,00 de comprimento , como tenho ar acima da janela sobra 2,50 de parede pra baixo !! Quantos metros de voil e corta luz que devo comprAr ?
    Obrigado !! Bjos

    ResponderExcluir
  49. Vou fazer cortinas com Oxford multiplico por 2, por 2,5 ou por 3? Obrigada!

    ResponderExcluir
  50. Oi, Graziela, td bem? Com oxford eu multiplicaria por 2,5 para fazer um modelo com ilhoes, por exemplo. Se fosse fazer um modelo franzido, multiplicaria por 2.Bjs e boa arte em suas cortinas.

    ResponderExcluir
  51. Como eu coloco os ilhoses? Posso fazer isso en casa? Ou teria algum lugar que faz estes tipos de serviços?

    ResponderExcluir
  52. Olá Celia, td bem? Vc pode sim colocar os ilhoses em casa. Se vc usar a entretela já com os buracos para prender os ilhoses (existem tamanhos conforme o tam dos ilhoses q vc encontra no mercado) fica mais fácil pois a distância já está padronizada na entretela. Caso não, vc pode marcar em torno de 10 a 15 cm do centro de um ilhoes ao outro, marcar com lápis o circulo central e fazer o buraco para colocar o ilhoes. Depois é só encaixar a parte mais grossa do ilhoes no buraco e pressionar até fazer o barulho de encaixe. Postei no blog um vídeo bem simples que achei no Youtube que irá te ajudar bastante.Bjks.

    ResponderExcluir
  53. olá gostaria de saber se a medida da altura de uma cortina da janela tem que ser a mesma de uma porta grande de vidro em um quarto devo começar desde o teto ou não

    ResponderExcluir
  54. Ola, tenho uma duvida. Minha janela mede 1,58 altura e 1,52 largura. Porem uma das laterais da parede sobra 7cm e na outra consigo colocar os 20cm. Como devo calcular? 20cm para cada lado como no seu exemplo, ou devo fazer de um lado com 20 e do outro com 7cm? Qual a forma correta para calcular nesse caso. Outro detalhe, vou fazer a cortina em blackout. Posso fazer ela ate o chao? Qual a forma mais correta nos casos de blackout, notar q quero q cubra bem para ficar bem escuro. Muito obrigada Celi

    ResponderExcluir
  55. Vou responder as perguntas da Vildete e da Celi neste comentário. Vildete, Para dar unidade visual ao ambiente as cortinas deveriam ser niveladas nas alturas acima e abaixo da janela, caso fiquem na mesma parede. Mas nada impede que tenham alturas diferentes.Nem sempre há uma regra. É uma questão de bom senso. Tente fazer um desenho da parede com cortinas até o piso e outro com as cortinas mais curtas e veja o que fica mais agradável.É dificil opinar sem ver o espaço.
    Celi, respondendo sua questão vc vai colocar as medidas laterais conforme a posição de sua janela. Veja se no lado maior da parede não irá sobrar só um pedacinho de parede, depois de medir os 20 cm. Nesse caso seria melhor fazer a cortina para a parede inteira. O blackout segue a medida da cortina, podendo ser um pouco mais curta cerca de 5 a 10 cm. Vou fazer uma postagem sobre o assunto no blog. Bjks prá duas.

    ResponderExcluir
  56. Como calcular a metragem do bando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho mais acertivo calcular o tecido de acordo com o modelo. Qual modelo vc pretender fazer? Aguardo. Bjs

      Excluir
  57. olá Edna minha mãe quer fazer uma cortina de cetim com vual a medida é,4,00x4,80 tantos metros devo comprar de tecido. Obrigada bls

    ResponderExcluir
  58. Oi Edna, no último cálculo é para somar ou multiplicar? você colocou 3 x 6= 9... Obrigada.

    ResponderExcluir
  59. Edna, me tira uma dúvida. Tenho uma pousada com aqueles black outs antigos. Estou precisando substituir por cortina black out , esta que agora vem junto o black out e a cortina no mesmo tecido. Eu não sei como perguntar nas lojas o nome destas cortinas com black out de linho, por exemplo. Preciso comprar uma grande quantidade e mandar fazer . Se puder me orientar , agradeço.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite Edna quero fazer o blak out para minha casa, o problema é que a altura é 2,80, e minha parede é 3m x 3m (é uma parede de vidro) como calculo a quantidade de tecido não quero muito franzido, mas tb não gostaria que ficasse esticado. Por favor me ajude!! Obrigadaaaa!

    ResponderExcluir
  61. Edna mim tire uma duvida eu preciso fazer uma cortina para um quarto de bebe a janela é um vitrô qual sera a medida por favor e qual tecido ta se usando mais

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde Edna. Minha varanda é grande e evidraçada. De manhã bate sol, então pensei numa cortina de voil transparente e não muito franzida.
    Ela tem 8,20m de comprimento por 2,50 de altura. Quantos metros tenho que comprar sendo que o voil tem 3m de largura?
    Pensei em fazer 4 partes de 2,05m assim ficaria mais fácil qdo precisasse recolhê-las.
    Gostaria muito saber sua opinião.
    Desde já te agradeço.
    Dilma

    ResponderExcluir
  63. Olá, gostaria de saber como faço o cálculo para a colocação de ilhos?

    ResponderExcluir
  64. Oi Edna, ilhoes de 28mm dão certo em varão de 19mm? Será que a aparência fica legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janiele, tudo bom? Fica com aparência mais simples e vc deve observar o peso do tecido. Mas dependendo de onde vc vai colocar a cortina funciona bem. Bj.

      Excluir
  65. Oi Edna boa tarde.
    A janela de um.dos cômodos tem 2.00 X 2.40. Comprei 18 metros de voal vou fazer a cortina com franzidos ( passa fita franzida sabe). Será que vai faltar tecido? Pois gostaria de deixar um pouco fora da esquadria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai? Precisaria de mais dados para te responder como a altura da cortina. Leia novamente a postagem do blog, observe o desenho pois está bem explicao e faça os cálculos para ver se a metragem está correta. Bjs.

      Excluir
  66. Gostaria de saber qual e a altura do varão da cortina do teto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Normalmente calculamos 30 cm acima da janela, mas depende do pé direito do cômodo.

      Excluir
  67. Paula Pereira
    oi Edna,eu gostaria de saber qual e a altura do varão da cortina ate do teto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente geralmente mede de 20 a 30 cm acima da janela. Mas depende do pé direito do cômodo. Vc tem que ver o que ficará mais harmônico para o seu caso.Abraços.

      Excluir
  68. Olá, o comprimento ideal abaixo da janela tbm seria 30cm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente as cortinas ficam mais vistosas indo até o piso. Mas às vezes isso não é possível por haver um móvel ou outro limitador. Ou mesmo queremos uma altura menor. 30 cm abaixo da janela é um bom tamanho mas não é obrigatório. Vc precisa ver a altura que fica mais harmoniosa no seu caso e também o modelo da cortina.

      Excluir
  69. Olá, o calculo da cortina pra cima da janela é sempre de trinta? E pra baixo que não irá até o chão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha vai depender da altura do pé direito do cômodo onde será instalada e também do modelo. A partir de 20 cm acima já fica bom em modelos mais leves, com pouco franzido ou modelos de cortina romana, por exemplos. Alguns modelos podem até mesmo ser preso na altura do janela. 30cm é uma altura que geralmente funciona bem na maioria dos casos. Espero ter respondido sua dúvida. Bjs.

      Excluir
  70. Bom dia!
    Gostaria de saber qual a quantidade de tecido corta luz para uma janela de 1,50 de largura por 1,20 de altura sendo que não quero ela até o chão e se posso usar um voil por cima.
    maria

    ResponderExcluir
  71. Bom dia!
    Gostaria de saber qual a quantidade de tecido corta luz para uma janela de 1,50 de largura por 1,20 de altura sendo que não quero ela até o chão e se posso usar um voil por cima.
    maria

    ResponderExcluir
  72. Oi, Maria fico feliz pelo contato. Para te responder eu precisaria de mais dados. Se vc acompanhar as instruções da postagens vai conseguir saber direitinho a quantidade de tecido. Está bem explicado e é bem fácil. Bjs

    ResponderExcluir
  73. Amigo gostaria de saber quanto de tercido, para a parede do meu quarto que mede 3.92 de largura por 2.80 de altura. Que tem a janela de vidro que mede 2.15 x. 1.36) as ferragens eu possa comprar.tanto a medida do pano fino e escuro blackalt. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  74. Amigo gostaria de saber quanto de tercido, para a parede do meu quarto que mede 3.92 de largura por 2.80 de altura. Que tem a janela de vidro que mede 2.15 x. 1.36) as ferragens eu possa comprar.tanto a medida do pano fino e escuro blackalt. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  75. Oi, Henrique, tudo bom? Qual parte dos cálculo na postagem que voce não entendeu? Revise novamente e nos diga onde ficou a dúvida prá gente poder te orientar. Abraços.

    ResponderExcluir
  76. Ola MINHA janela é 2,00mx1,50m que metragem de cortina devo usar

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde Edna, gostaria de tirar uma duvida, eu quero confeccionar a cortina da sala,só que ja fiz os calculos e não chego num valor certo,, tenho duvidas. A janela é 4.30x 1.50 ... em L, não tem parede sobrando em uma das laterais. Achei um tecido linho rustico.. sinceramente não consigo calcular. Por favor me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bom? Me envie outros dados para poder te ajudar com os calculos: altura do pé direito (teto ao piso), medida das duas paredes em que ficam as janelas em L e , se possivel uma foto do local. Abraço.
      Catharina Campos

      Excluir
  78. Boa tarde! Estou me mudando para uma casa onde a janela da sala mede 3,00 de largura. Estou com dificuldade de encontrar cortina com tecido de seis metros para dar um caimento legal. Será que fica bom comprar duas cortinas de três metros cada e instala-las sem emenda.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como vai? Fiz uma postagem no blog com um video que respinde sua questão. Abraço. Catharina Campos

      Excluir
  79. Minhas janelas medem 1,50 m de altura por 2,00 m de largura e o tecido que eu quero comprar e voil por gentileza quanto tecido preciso comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom? Para te responde precisaria de outros dados como altura da sua cortina, modelo e pé direito do local onde será instalada. Abraços Catharina campos

      Excluir

  80. BOA TARDE EDNA, QUERO FAER UMA CORTINA VOIL SENDO Q A LARGURA TOTAL DA PAREDE E 3,50 E A ALTURA 3,00 , QUE QUANTIDADE DE TECIDO DE COMPRAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem para fazer uma cortina bem farta, com 2 folhas (cada lado da cortina) e com essas medidas, você usará algo em torno de 14,00 metros de voil. Serão duas alturas de tecido para cada folha de cortina. Note que levará emenda mesmo com tecidos de 2,80 a 3,00 metros de largura. Cuide para ques as mesmas fiquem escondidas na parte interna. Acompanhe as instruçoes da postagem para ver direitinho o tamanho da cortina com os acrescimos para bainha , a barrada entretela e demais costuras. Abraço. Catharina Campos

      Excluir
  81. BOA TARDE EDNA! POR FAVOR PARA FAER UMA CORTINA DE VOIL COM ILHOS E NECESSARIO USAR ENTRETELA; OU DOBRANDO DUPLO E COSTURANDO E O SUFICIENTE!? OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é sempre usar entretela, principalmente se a cortina for longa. Fica com caimento mais estruturado e mais resistente. Bjs e até breve.

      Excluir
    2. OBRIGADA EDNA ! OTIMO FIM DE SEMANA!

      Excluir
  82. Oi Edna, boa noite! Gostaria de saber quantos metros de tecido devo comprar para fazer uma cortina com pregas americanas, sabendo que o espaço mede 3m de largura e 2,80 de altura. Obrigada! Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Preciso de outras informações para poder responder: tamanho da janela, se a cortina cobrirá toda a parede ou somente a janela, se o tecido escolhido é mais pesado ou mais leve (veja os tipos de tecido na postagem). Pena que vc não deixou seu nome. Um abraço. Aguardo.

      Excluir
  83. Olá Edna, bom dia! Que blog maravilhoso... aqui, quem não sabe costurar mas tem o desejo de aprender fica MUITO mais fácil em se aventurar com você dando essas dicas espertas de uma grande profissional. Eu também preciso tanto da sua ajuda! Quero fazer uma cortina para a pia da minha cozinha que mede exatamente 1,15 com de largura por 0,85 de altura. Andei vendo que são tantas as larguras de tecido e quando faço as contas dá uma imensidão de metros... por favor ser de luz, me diga quanto devo comprar de tecido... seria um tecido alegre tipo chita amarelo com laranja (amo essas cores juntas) ou xadrez. Também a janela da lavanderia que tem 1,10 Alt. por 1,50 de Larg. Quanto eu precisaria de tecidos para esses dois ambientes, serão estampas diferenciadas para cada um. Você poderia sugerir o tipo de tecido? Desde já agradeço e parabenizo pela sua paciência e carinho em responder os tantos pedidos de ajuda. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosa prazer ter vc aqui no blog e obrigada pelos elogios.Vamos às suas dúvidas: sugestão de tecidos - como vc deseja estampadas sugiro tecidos de algodão (tipo popeline ou tricoline) ou tecidos estampados para revestimentos tipo os da Karsten ou Dohler que são mais resistentes e possuem estampas bacanas. Outro tecido com bom preço e estampas interessantes é o oxford estampado. A chita também é uma opção pois as estampas são muito bonitas só que é menos resistente por conta de sua trama mais aberta.Vai muito do seu gosto e das estampas que encontrar em sua cidade e de quanto quer investir para fazer as cortinas.
      Quanto à metragem, para a pia da cozinha com 1,15 de largura x 0.85 cm de altura, vc precisará 2,30 m de tecido com 1,40 m de largura.Para a janela da lavanderia (1.50 m de largura x 1.10 m de altura) como vc não especificou se quer a cortina longa ou curta,fiz o cálculo para uma cortina curta- com 30cm acima da janela onde fica o varão ou suporte e 30 cm abaixo da janela - ela teria: 1,70m de altura x 1,90m de largura (medida da cortina finalizada). Você precisará de 6.50 m de tecido com 1,40 ou 1,50 m de largura (já incluídas as costuras, bainhas e sobras). Essa metragem é para modelos simples com ilhós, franzida ou com alças. Farei uma postagem no blog explicando como calculei o tecido, caso queira fazer a cortina mais comprida. Espero ter ajudado. Bjs.

      Excluir
    2. Oi, Rosa prazer ter vc aqui no blog e obrigada pelos elogios.Vamos às suas dúvidas: sugestão de tecidos - como vc deseja estampadas sugiro tecidos de algodão (tipo popeline ou tricoline) ou tecidos estampados para revestimentos tipo os da Karsten ou Dohler que são mais resistentes e possuem estampas bacanas. Outro tecido com bom preço e estampas interessantes é o oxford estampado. A chita também é uma opção pois as estampas são muito bonitas só que é menos resistente por conta de sua trama mais aberta.Vai muito do seu gosto e das estampas que encontrar em sua cidade e de quanto quer investir para fazer as cortinas.
      Quanto à metragem, para a pia da cozinha com 1,15 de largura x 0.85 cm de altura, vc precisará 2,30 m de tecido com 1,40 m de largura.Para a janela da lavanderia (1.50 m de largura x 1.10 m de altura) como vc não especificou se quer a cortina longa ou curta,fiz o cálculo para uma cortina curta- com 30cm acima da janela onde fica o varão ou suporte e 30 cm abaixo da janela - ela teria: 1,70m de altura x 1,90m de largura (medida da cortina finalizada). Você precisará de 6.50 m de tecido com 1,40 ou 1,50 m de largura (já incluídas as costuras, bainhas e sobras). Essa metragem é para modelos simples com ilhós, franzida ou com alças. Farei uma postagem no blog explicando como calculei o tecido, caso queira fazer a cortina mais comprida. Espero ter ajudado. Bjs.

      Excluir
  84. Olá , presciso fazer uma cortina 2metros comprimento por 210 de altura seria um fundo para um painel cortineiro de decoracao de festa o tecido é oquisford mas nao sei a medida vc poderia me ajudar aguadeço aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Genilson, tdo bem? Não sei como será seu painel, mas se quiser uma cortina com franzido médio, sugiro comprar 3 alturas, isto é: 7,20 m de tecido. (tres partes com 2,40 m x 1,40 m de largura). Ou até mesmo 4 alturas 9,60 m (4 partes de tecido com 2,40m de x 1,40 de largura) para uma cortina bem farta. Calculei a medida com 2,10 de altura, mais 10 cm para a bainha e 10 cm de acabamento na parte de cima com ilhós. E 2,00 de largura. Um abraço.

      Excluir
  85. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  86. Ola Edna,vou fazer uma cortina minha parede mede 2.80x3.60,comprei 8mts de jakar que mede 2.90 de largura.Pergunto e suficiente para confeccionar minha cortina?obrigada,fico no aguardo da resposta.

    ResponderExcluir
  87. Ola Edna,vou fazer uma cortina ,minha parede mede 3.60 de largura x 2.80 de altura,vou fazer com alças, comprei 8mts de tecido que tem 2.90 de largura,jakar,sera que da pra fazer?fico no aguardo da resposta.Obrigada.Helena

    ResponderExcluir
  88. Ola , Helena tdo bem? Então, vc não enviou a medida da sua janela. Vc teve dificuldade em calcular pela postagem que fiz? ´E importante saber pois me ajuda a simplificar para que um grande numero de leitores do blog possar calcular com segurança o tecido para suas cortinas. Por favor refaça os calculos seguindo as postagens e me avise onde vc ficou com dúvidas que terei prazer em te ajudar. E não esqueça de enviar a medida da janela. Abraço.

    ResponderExcluir
  89. Oi Edna! Tudo bem? Ótimo seu blog!
    O espaço total que quero colocar cortina (não tamparei só a janela e sim toda a parede que ela ocupa) tem 2,5 mts de altura por 2,5 de largura. Vou usar um black out (que tem 2,80 de largura) e um voil da mesma largura. Quantos metros de cada tecido devo comprar?
    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, ANNINHA. O black out pode ter apenas 1 altura se vc não quiser volume, for apenas para proteger do sol.Se quiser mais volume faz com 2 alturas de tecido. Já o voil pede 3 alturas de tecido para poder ficar uma cortina mais bonita. Qualquer dúvida confira nas postagens como faz o cálculo das alturas. Bj pra vc.

      Excluir
  90. Boa noite! Edna preciso de sua ajuda ,não entendo nada de curtinas ,a minha janela tem 2.50 de largura e 2.50 comprimento ,comprei uma curtina de 2,80 por 1.80 de comprimento,nao sei se esta certo ou ela tem que ficar franzida mas também nao esta muito justa,fiquei em duvida se eu trazia uma de 3,60 de largura por 2.50 de comprimento,qual ficaria melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Viviane. Tudo bom? quanto a altura 1,80m tudo bem caso vc quisesse uma cortina curta, o ideal seria ir até o piso se não tiver algum móvel ou aparelho de ar condicionado sob a janela. Mas a largura de 2,80 ficou com pouco tecido. Vc deveria ter comprado 2 cortinas com 2,80 de largura.O ideal é que a cortina pronta meça 2 vezes a largura do suporte onde ela ficará. Abraços.

      Excluir
  91. Ola, tudo bem? Preciso de uma cortina para uma parede de vidro da minha sala de jantar. Não to achando uma cortina que me agrade por isso pensei em fazer mas não consigo calcular a quantidade de tecido preciso. Teria como me ajudar? As medidas são de toda a parede tanto altura como largura- atura: 2,9 / largura: 4,35. Desde já agradeço. Ah parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, boa noite! Vc deve ter feito alguma confusão nos cálculos. Vamos lá: como é uma parede de vidro, não deve ter necessidade de sobra nas laterais, assim o calculo terá por base: 4,55 m de largura por 3,35 de altura (somando-se 20 cm para bainha e 15 cm para a barra com entretela).Comprando tecido mais encorpado com 2,80m de largura, será preciso comprar 6 alturas de tecido ou seja 3,35 m x 6 = 20,10 m arredondando 21,00 metros de tecido. Assim vc consegue fazer uma cortina com bom franzido. Só não esqueça de posicionar as emendas dos tecidos na parte interna das pregas. Isso para tecidos mais encorpados. Caso vc use voil ou tecidos mais delicados (finos)vc terá que comprar 7 alturas de tecido ou seja 3,35 x 7 = 23,45 m, arredondando 24,00 m de tecido voil com 2,80 m de largura. Tbm dá pra fazer com 6 alturas de voil mas não vai ficar um franzido tão farto. Vai do seu gosto pessoal.
      Espero ter ajudado. Abraços.

      Excluir
  92. Ola, tudo bem? Preciso de uma cortina para uma parede de vidro da minha sala de jantar. Não to achando uma cortina que me agrade por isso pensei em fazer mas não consigo calcular a quantidade de tecido preciso. Teria como me ajudar? As medidas são de toda a parede tanto altura como largura- altura: 2,9 / largura: 4,35. Eu fiz o calculo como vc ensinou e deu que preciso de 46,3m de tecido, assustei com o valor é muito tecido, está certo é isso mesmo? Desde já agradeço. Ah parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  93. Olá.
    Minha janela tem 1,20m larg x 1,00m alt. Será que um Voil 1,00m larg. x 1,50m alt dá certo pra mim?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  94. Olá.
    Minha janela tem 1,20m larg x 1,00m alt. Será que um Voil 1,00m larg. x 1,50m alt dá certo pra mim?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  95. Olá Leandro, tudo bom? Acho que vc não leu a postagem rsrsrs. Essa medida de tecido que vc colocou é pouca até para fazer um painel liso pois a largura do tecido é menor do que a largura de sua janela. Vc precisaria ter pelo menos o dobro da largura da janela para fazer uma cortina. Leia a postagem e veja o calculo certinho. Se quiser algo bem mais detalhado tenho um e-book que vai te ajudar muito. Um abraço

    ResponderExcluir
  96. Quero fazer uma cortina para o quarto que mede 2'80 por 2'50 quantos metrô de cetim amassado eu tenho que comprar e vai ser feita de ilhós

    ResponderExcluir
  97. Quero fazer uma cortina para o quarto que mede 2'80 de largura por 2'50 de altura só que eu quero de cetim amassado quanto de pano eu vou precisar

    ResponderExcluir
  98. Olá. Bom dia meu nome.é. Ivanildo eu gostaria de saber quero fazer uma cortina a parede mede 5 metros e 80 e de altura 3 metros quanos metros de tecido preciso comprar

    ResponderExcluir
  99. Boa tarde! Tenho um cortineiro de 1.80m de largura com 2.40 de altura. Qual o tamanho ideal de cortina blackout com voil por cima? Sendo ela bem franzida? Obrigada

    ResponderExcluir
  100. Quero uma medida para uma janela..ela tem 5 metros de altura e 260 de largura..quantos metros de linho devo comprar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira