Uma viagem no tempo

Estava eu folheando o jornal de sábado, caderno Prosa&Verso, do jornal O Globo,  quando li a notícia sobre o lançamento de um livro sobre a Casa Encantada, casa de Santos Dumont em Petrópolis, RJ. A notícia despertou a lembrança da primeira vez que visitei a casa nos idos de 1984 (muuuuito tempo atrás).  Fiquei "encantada" com a engenhosidade do chuveiro no pequeno banheiro branquinho da residência de verão do grande inventor brasileiro.


                             
Para recordar, ou para quem ainda não visitou a Casa Encantada, esse chuveiro, invenção de Santos Dumont, funcionava à álcool: a chama aquecia a água que entrava em ebulição subindo para o balde. Esse por sua vez possuia duas alavancas: 1 para misturar água quente e fria e outra para abrir o fundo do balde.
O interessante aconteceu pouco tempo depois quando meu marido, na época  meu noivo, me levou prá conhecer o apartamento que  estava pensando comprar para nós morarmos após o casamento. Era pequeno mas bem bonitinho, com uma boa ventilação, claro e com cômodos bem distribuidos, apesar do espaço reduzido. A surpresa maior foi quando entrei no banheiro, bem, no banheirinho, como passei a chamá-lo: era todo branquinho, pequenino, me lembrou logo o banheiro da Casa de Santos Dumont. Só não tinha o engenhoso chuveiro ....  o aquecedor era à gás mesmo... Bem,  compramos o apartamento e fomos muito felizes morando nele por quase três  anos, e toda vez que eu entrava no banheiro  vinha-me  à mente a figura do banheiro de Santos Dumont. Eu havia me esquecido da cena até que li sobre o livro e tudo voltou... Estou até planejando fazer uma nova visita a Petrópolis só para rever a Casa Encantada e, hoje, com outro olhar, ver quais serão as imagens que me marcarão. Quem quiser me acompanhar na visita será muito bem vindo.
O site que conta mais detalhes sobre a Casa Encantada, que foi transformada em Museu  é www.cabangu.com.br mas bom mesmo será fazer uma visitinha .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira