Cozinha livre de Fumaça - 2


 Como escolher uma coifa?
Ao instalar uma coifa de cozinha, busca-se não apenas ter um aparelho que sugue a fumaça e o cheiro, mas algo que possa compor harmoniosamente o visual da cozinha. Ao mesmo tempo, o aspecto técnico é muito importante, pois não adianta instalar uma coifa linda, mas que não faça o seu trabalho eficientemente.
Portanto, além de guiar-se pelo design da coifa, deve-se considerar alguns outros fatores.
- Como é a sua cozinha? Está em uma casa ou num apartamento? É grande, média ou pequena? É em estilo tradicional ou americano? Tem muitas portas e janelas?
Uma cozinha de apartamento costuma ser menor e mais fechada, necessitando de menos poder de sucção da coifa. Seguindo esse mesmo raciocínio, a cozinha americana ou com muitas portas e janelas necessitará de maior poder de sucção, por terem um maior espaço aberto.
- Qual será a frequência e o tipo de uso?
Existe muita diferença em instalar uma coifa num espaço gourmet, para ser utilizada uma vez ao mês e instalar numa cozinha familiar, onde digamos, 5 pessoas almoçem ou jantem todo dia. No caso da família o fator determinante para a escolha da coifa será a funcionalidade, o seu fim prático. No caso do espaço gourmet, talvez se pense primeiro no projeto arquitetônico, no aspecto decorativo, claro que também levando em conta a funcionalidade.
O tipo de uso também influencia muito na escolha, já que uma coisa é ferver água para um chá, e outra bem diferente é esquentar óleo e fazer batas fritas. A necessidade de poder de sucção da coifa é bem maior no segundo caso.
- De que tamanho é o fogão/cooktop?
Esse é um fator determinante na definição da largura da coifa. Fogões de 4 bocas são plenamente atendidos por coifas com largura de 60cm. Já os de 5 bocas podem utilizar tanto as de 70cm quanto as de 80 cm, um tamanho que tem ficado cada vez mais popular. As de 90 cm, apesar de também atenderem os fogões menores, são indicadas para os de 6 bocas.
- A coifa será de Parede ou Ilha? Qual a diferença?
Essa denominação diferencia os dois tipos de coifas existentes. A escolha de uma ou outra dependerá da posição em que o fogão está instalado em sua cozinha. Os fogões instalados na maneira mais tradicional, ou seja, encostados em uma parede, utilizarão a coifa de parede. Nesse caso a coifa é fixada na parede logo atrás do fogão para que fique posicionada acima dele. No caso da instalação do fogão em uma “ilha”, ou seja, no meio da cozinha, sem estar encostado em nenhuma parede. Nesse caso é instalada a coifa de ilha, que é afixada no teto ou laje acima do fogão. Não é aconselhável adaptar um tipo de coifa ao outro tipo de instalação, pois o resultado, principalmente em termos estéticos, fica bem abaixo do padrão.
Todos esses são fatores técnicos, determinantes na escolha da coifa. Tendo em mente todos esse aspectos, já se garante uma boa chance de escolher a coifa adequada às suas necessidades.
A partir disso, cabe a análise da parte estética, o design que agrada mais ou que compôe melhor com as linhas de sua cozinha.
As coifas tem, em essência, três designs distintos:
- Piramidal: O design mais clássico de coifas assemelha-se a uma piramide com a chaminé saindo da parte superior da piramide. É um design que casa bem com linhas clássicas ou mais simples.
- Reta: um design que se popularizou bastante em coifas residenciais, tem linhas bem mais suaves que a piramidal, apresentando um visual mais discreto.
- Com Vidro: as coifas com vidro apresentam um visual diferente no acabamento e em formato, possibilitando a harmonização com os mais diversos projetos de cozinha. É importante ressaltar que o vidro não diminui a eficiência da coifa, como muitos acreditam.
Além disso existem os modelos diferenciados de coifa, que visam antes de mais nada o aspecto decorativo, como as redondas, iluminadas, com sistema abre-e fecha e muitas outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira