Efeito da Cor no Ambiente de Trabalho 2


A cor sendo um estímulo visual, pode evocar associações com percepções naturais de outros sentidos. À partir do conhecimento desta capacidade da cor é possível utilizá-la como uma ferramenta de transformação dos ambientes. Estes podem ser modificados tornando-se maiores ou menores, mais altos ou mais baixos, mais largos ou mais estreitos com o efeito da cor. Estas associações são muito reais e tem um papel importante no design de ambientes. Observe a exemplificação no desenho ao lado. O mesmo espaço todo branco e depois colorido.

Ainda em relação ao efeitos da cores, vale destacar:
As cores quentes são psicologicamente dinâmicas e estimulantes, sugerindo vitalidade, excitação e movimento - são ideais para locais como salas de musculação (verdes alegres, laranjas, alguns tons de vermelho); ou setores de vendas. As cores frias são calmantes, suaves e estáticas, dando a sensação de frescor, descanso e amplitude. Criam ilusão de profundidade, transformando pequenos espaços. Não são, todavia, indicadas para ambientes com pouca luz natural, pois, neste caso, transmitem a sensação de frio e solidão. 
Verde é a cor que menos cansa a vista e, por isso, é amplamente utilizado em mesas de jogos e quadros escolares. É muito empregado também em interiores por não  causar fadiga e sugerir frescor, natureza, tranquilidade. Azul pode ser empregado em grandes superfícies sem se tornar cansativo e dá a sensação de aumentar o ambiente. Conduz ao relaxamento e  é adequado a ambientes de descanso. Deve ser equilibrado harmoniosamente com outras cores  para não criar um clima de tristeza. O branco traz claridade e alegria, quando usado como acessório, isto é, compondo com outras cores, pois realça as cores próximas, tornando-as mais atrativas. Um ambiente totalmente branco, como mencionamos na postagem anterior, torna-se frio e impessoal.

 Cinza  é usado como contraste para cores intensas. É de grande harmonia com todos os tipos de composição de cores. Se usado em demasia, sombreia o ambiente. (Repare nos espaços -cinza mais suave combinado com laranja e cinza mais fechado combinado com madeira)


O preto em leves toques dá um aspecto requintado ao ambiente, porém em demasia, cria um clima de tristeza, até mesmo em espaços formalmente luxuosos.
Os esquemas de cores para aplicação em fábricas e escritórios ou qualquer ambiente de trabalho deve ser simples, com tons suaves. Esquemas elaborados com cores vivas podem parecer, a princípio, atrativos, mas tornam-se cansativos para quem tem que trabalhar o dia todo no ambiente. Acabamentos discretos recebem melhor aceitação. Porém, um esquema mais elaborado pode tornar-se adequado  quando aplicado em áreas não propriamente de trabalho, como hall de elevadores, salas de espera, fachadas, recepção, "cantos mais escondidos" de uma loja , entre outros. Na próxima postagem falarei sobre os benefícios do uso da cor nos ambientes de trabalho. Até.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira